O mundo de hoje é cada vez mais complexo e incerto, o que exige uma nova abordagem para maximizar a eficiência do nosso cérebro que, diante da disponibilidade de tanta informação, nunca teve seu potencial cognitivo tão reduzido.
Um dos órgãos mais complexos do corpo humano – motivo pelo qual a Neurociência também está em constante evolução – o cérebro apesar de corresponder, em média, a apenas 2% do peso total de um ser humano, ele consome pelo menos 20% da energia do nosso corpo!
Mas como lidar em tempos de infoxicação? Uma alternativa seria desenvolver a agilidade de aprendizado, do inglês Learning Agility: a capacidade de uma pessoa permanecer adaptável diante da situações incertas, aprender com seus erros e crescer com eles.
Para isso, é preciso primeiro repensar a forma convencional de aprender!
“Os analfabetos do século 21 não serão aqueles que não sabem ler e escrever, mas aqueles que não sabem aprender, desaprender e reaprender” (Alvin Toffler)
As pessoas que estão dispostas a desenvolver uma agilidade de aprendizado tornam-se mais flexíveis para usar essa habilidade para lidar melhor com situações complexas e inesperadas.
Elas também estão mais dispostas a assumir riscos, o que pode levar a uma autodisrupção, pois estão constantemente desafiando suas próprias crenças e suposições para conduzir a si mesmas e suas organizações a se adaptar, colaborar e prosperar em tempos de ruptura.
Encontre abaixo como impulsionar seu cérebro para melhorar sua agilidade de aprendizado:
- Durma bem. Tudo o que aprendemos ao longo do dia vem de nossa memória de curto prazo e é armazenado na memória de longo prazo enquanto dormimos. Por isso se torna tão importante para o processo de aprendizagem: quanto melhor dormimos, melhor fica nosso armazenamento de memória.
- Evite sobrecarga mental. Pois quanto maior ela é, menos energia sobra para processar informações de fato relevantes.
- Desintoxicação digital antes de dormir. Desligue todos os eletrônicos pelo menos 90 minutos antes de dormir! Eles contribuem para continuar estimulando seu cérebro quando sua mente deveria estar se preparando para desacelerar e descansar.
- Fique hidratado. Seu cérebro é contém cerca de 75% de água! Assim, manter-se hidratado ajuda a sua concentração, foco e funcionamento da memória.
- Mude rotinas. A Agilidade de Aprendizagem exige que nos desapeguemos da automaticidade. Ao mudar os hábitos, você surpreenderá seu cérebro e assim desligará o modo de piloto automático.
Num mundo cada vez mais complexo, incerto e ambíguo, incorporar hábitos como os acima pode possibilitar que o seu cérebro não apenas processe informação, mas também seja capaz de reter dados relevantes. E isso se torna chave para aumentar o impacto na sua vida e carreira.
Se você precisa de ajuda para desenvolver a habilidade do Learning Agility, agende uma ligação inicial comigo, gratuitamente, basta clicar agora neste link!
\\
𝗦𝗼𝗯𝗿𝗲 𝗺𝗶𝗺:
Sou Especialista em Produtividade Saudável e contribuo na transformação da sua performance, para assim você ser capaz de alcançar os resultados que tanto busca, com saúde mental.