A imagem que é possível ver na manchete acima sou eu durante minha visita à sede do LinkedIn, no Vale do Silício (EUA), em abril deste ano. E na parede da imagem mostra o que move o LinkedIn.
Mas confiar e cuidar uns dos outros é o que torna a maior rede profissional do mundo bem-sucedida, segundo Ryan Roslansky, seu diretor executivo, durante um evento online sobre o Novo Mundo do Trabalho, há dois dias, e o senhor pode assistir aqui na íntegra.
Para Ryan, a cultura corporativa é a personalidade coletiva de uma organização. No LinkedIn, ela se fundamenta em valores como esse, que é precisamente no que se baseia em sua política de trabalho híbrida.
Durante sua entrevista, Ryan trouxe algumas dicas sobre o que promove no LinkedIn para combater o que é conhecido hoje como “Paranóia da Produtividade”, ou seja, a suspeita obsessiva dos patrões de que seus funcionários não são produtivos quando estão fora do escritório.
De acordo com um relatório divulgado pela Microsoft, 85% dos dirigentes dizem que a mudança para o trabalho híbrido fez com que fosse um desafio ter confiança de que os funcionários são produtivos. No entanto, 87% dos funcionários confirmam que eles são realmente produtivos.
A conclusão de Roslanskly é que, antes da pandemia, a percepção que um gerente tinha da produtividade de seus funcionários se baseava em estar no escritório e fazer o trabalho. Portanto, muito do papel deles era assegurar que o senhor estivesse presente, que estivesse fisicamente presente.
Depois mudamos para um mundo híbrido que requer um estilo de gestão e liderança muito diferente, muita nova pressão e aprendizado, e outra maneira de pensar que tem que ir agora para os gerentes. E os administradores e líderes ainda estão encontrando seu caminho nesse novo contexto.
Para Ryan, eles não podem se basear apenas em estar no escritório, mas se alguém é ou não produtivo e eficaz em seu trabalho, assegurando que eles tenham clareza sobre o que seu papel implica, o que é necessário para que a pessoa nesta função seja bem-sucedida, e finalmente os resultados.
O CEO do LinkedIn também ensina o que gerentes e líderes precisam ter sucesso: eles precisam pensar de maneira diferente sobre seu papel com base no sucesso e nos resultados, em vez de no tempo do escritório.
Para prosperar no mundo complexo atual, Ryan recomenda desenvolver agora uma liderança adaptativa; há novas decisões que eles têm que tomar diariamente que nem eles nem ninguém mais teve que tomar antes em suas vidas, mas eles jogam para cima e continuam positivos.
Quando as mudanças acontecem, o senhor tenta se antecipar a elas de maneira adaptativa, ou deixa que isso aconteça com o senhor?
A mentalidade baseada em Habilidades é a nova moeda no mercado de trabalho mundial. (Ryan Roslansky, CEO do LinkedIn)
Ryan diz que, como parte dessa mudança de mentalidade adaptativa, é quando as empresas podem deixar de recrutar e reter talentos com base em métodos antiquados de acordo apenas com graus ou quando alguém trabalhou e foi bem sucedido antes para assegurar que as pessoas certas com as habilidades certas possam fazer melhor um trabalho.
Isso, em última análise, leva a um trabalho muito mais produtivo e eficiente e promove um mercado de trabalho muito mais equitativo, criando uma oportunidade melhor para todos.
Embora os turnos de trabalho já estejam acontecendo, os dados do LinkedIn mostram que a mudança no mundo do trabalho está ocorrendo principalmente nos papéis, que estão sendo criados e substituídos em um ritmo realmente recorde agora.
É por isso que temos que acompanhar essas mudanças rápidas e significativas que estão ocorrendo.
Mesmo que você não esteja mudando de emprego, é muito provável que seu trabalho esteja mudando em relação ao senhor”. (Ryan Roslansky, diretor executivo do LinkedIn)
Segundo Roslansky, o foco mudou de onde uma pessoa estudou, trabalhou, ou quem ela conhece (sua rede) para um caminho alternativo, que é flexível e acessível, baseado em habilidades. E, é claro, isso se aplica a todos os trabalhadores, não apenas aos recém-chegados ao mercado de trabalho.
E você? Está preparado para esse novo mundo do trabalho?
Precisa de ajuda com isso? Estou a apenas uma mensagem de distância! Clique agora aqui!
\\
𝗦𝗼𝗯𝗿𝗲 𝗺𝗶𝗺:
Sou Especialista em Produtividade Saudável e contribuo na transformação da sua performance, para assim você ser capaz de alcançar os resultados que tanto busca, com saúde mental.