Quando você está se sentindo mal, você tende a ignorar ou suprimir o que está sentindo?
Alguns de nós relutam em admitir ao passar por uma situação desafiadora, por medo de que ela piore.
Na realidade, o que acontece é o contrário. Pesquisas mostram que as emoções ficam mais fortes quando deixadas de lado ou ignoradas. Os psicólogos chamam isso de amplificação.
Se você não é um psicopata, você tem todas as emoções. Tenha orgulho disso, não os negue.
Ao negar suas emoções, alguém está mais preso a respostas rígidas a elas, como estar preso por suas próprias emoções. Aja de forma inteligente e mostre a eles quem está no comando!
Isso se trata de Agilidade Emocional, que é muito mais do que apenas aceitação de emoções, mas sim passar da rigidez da negação para a verdadeira resiliência e prosperidade.
No final do dia, quem está totalmente livre de ficar estressado, magoado ou nunca experimentar a decepção que vem com o fracasso? Lembre-se: você não está sozinho!
Nomeie-o para domá-lo
Quando estamos abertos a emoções difíceis, somos mais capazes de discernir a causa exata de nossos sentimentos e gerar respostas alinhadas com nossos valores.
As emoções se originam de uma parte primitiva e poderosa do nosso cérebro, muitas vezes chamada de sistema límbico.
Quando alguém pensa que está agindo racionalmente suprimindo suas emoções, a parte do cérebro ativada para isso é chamada de córtex pré-frontal, responsável por tal comportamento cognitivo.
No entanto, o sistema límbico é forte o suficiente, e as emoções ainda estão presas lá. No entanto, você pode enganá-lo simplesmente dizendo como se sente nessas situações.
Se você se perguntar ‘O que estou sentindo?’, e se a resposta for ‘Estou me sentindo triste’, o cérebro muda seu foco do sistema límbico para o córtex pré-frontal, que também funciona na regulação emocional e na tomada de decisões. . E isso leva alguém a pensar demais a passos acionáveis.
O importante aqui é evitar dizer “eu sou” porque você não é suas emoções, pois elas são apenas uma fonte de dados, e não se convencer de que você seria a personificação daquele sentimento ou emoção difícil.
“Não somos máquinas pensantes. Somos máquinas de sentimento que pensam.”
(Antonio Damásio)
Além disso, para identificar o que está desviando você de seus valores, você pode se perguntar “Como estou atrapalhando?”, para que o córtex pré-frontal seja ativado, o que provavelmente permite que você aprenda com os erros.
E isso permite que você se torne mais resiliente e, finalmente, prospere!
Se você acha que está no controle de emoções indesejadas quando as ignora, na verdade, elas estão controlando você. Precisa de ajuda com isso? Estou a apenas uma mensagem de distância! Clique agora aqui!
\\
𝗦𝗼𝗯𝗿𝗲 𝗺𝗶𝗺:
Sou Especialista em Produtividade Saudável e contribuo na transformação da sua performance, para assim você ser capaz de alcançar os resultados que tanto busca, com saúde mental.