Blog

Como usar o estresse no trabalho ao seu próprio favor

Pesquisas apontam que, em média, passamos um terço da nossa vida no trabalho e outro terço, dormindo. Agora imagine se boa parte do tempo que resta, que passamos acordados, ainda seja usado para lidar com o estresse ligado ao trabalho?

É o seu caso?

Pense sobre como todo esse estresse, mal gerenciado, que o trabalho pode estar te causando, está se expandindo para as outras áreas da sua vida. Como isso impacta o tempo de qualidade que você poderia estar usufruindo dos outros elementos que também compõem a sua vida?

Porém primeiro precisamos entender que nem todo estresse é ruim! A conotação negativa, que geralmente alguns atribuem ao que conhecemos do dia-a-dia somente como “estresse”, na verdade se refere ao Distresse. Enquanto o Eustresse é o estresse benéfico.

O segredo portanto é entender como o Distresse e o Eustresse funcionam em seu corpo para fazê-los trabalharem ao seu próprio favor, para daí então você conseguir integrar vida profissional e pessoal.

O gráfico abaixo leva o nome de dois psicólogos que pesquisaram a relação entre estresse e performance, e descobriram que o Eustresse é o responsável em romper os limites da procrastinação, que levam uma pessoa a se sentir entendiado, desmotivado ou despreparado.

Com frequência, pessoas nessa fase são vistas até como preguiçosas, o que é um julgamento por vezes errado, pois pode significar que elas na verdade apresentam uma baixa produção de cortisol, o neurotransmissor responsável pelo estresse.

À medida que o nível de cortisol aumenta, o Eustresse também aumenta, podendo levar o indivíduo ao nível ótimo do seu desempenho, representado pela zona amarela do gráfico. Nessa fase, a pessoa usufrui do estresse considerado ótimo, o que proporciona o aumento de foco, produtividade, motivação, engajamento, criatividade, resiliência e até de imunidade!

Porém, se o cortisol continua a aumentar, a pessoa pode passar do pico da curva acima, representada pelo pico de desempenho, e assim passa a transformar o estresse benéfico, o Eustresse, em algo não tão benéfico, como o Distresse.
Nessa fase, representada pela cor laranja no gráfico acima, o indivíduo passa a experimentar a fase de exaustão. É bem comum ouvirmos dessas pessoas reclamações como dores de cabeça, dores no estômago, exaustão mental, entre outros sintomas, físicos ou mentais.
Se a pessoa persiste na fase de exaustão, passa a produzir ainda mais cortisol, o que pode levá-la ao que conhecemos do inglês como Burnout, ou esgotamento total: físico e mental, e portanto é considerado doença patológica.
O Brasil ocupa o Segundo lugar no ranking mundial de trabalhadores com burnout, inclusive é reconhecida como doença ocupacional pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde 2019.


Mas como ser leve no trabalho e ainda usar o estresse para aumentar performance?
O desempenho de atividades atinge o seu máximo quando ocorrem na faixa intermediária do gráfico apresentado anteriormente, portanto aprenda a dosar o estresse que você precisa aplicar para executar atividades, de acordo com a complexidade delas!
Assim: tarefas difíceis são melhores performadas sob baixos níveis de estresse, enquanto as mais fáceis são melhores performadas sob níveis de estresse mais altos.
Atente-se ao equilíbrio acima, mas claro, também procure focar os seus esforços em identificar quais são as coisas que estão causando mais exaustão, conhecer melhor os seus limites e desenvolver técnicas para lidar com esses momentos.
E o melhor meio para alcançar isso é através do autoconhecimento, o ponto mais importante nesse processo, pois somente se conhecendo melhor e também seus limites, você pode começar a também entender os sinais que o seu corpo dá, para reduzir a velocidade a tempo de não entrar nas zonas de Exaustão ou Burnout.


Particularmente, eu gosto muito de como a Neurociência me auxiliou a entender o que compartilhei com você acima, para trazer equilíbrio em momentos adversos, que eu também já precisei atravessar.
Se você também tem passado por momentos em que não consegue enxergar saída, vamos agendar uma conversa, não custa nada, é só clicar no link a seguir https://lnkd.in/dfPHNv_J!
Quero entender melhor o que está acontecendo com você para podermos juntos encontrarmos um caminho ideal de autoconhecimento para uma vida que valha a pena ser vivida em toda sua plenitude.

\\

𝗦𝗼𝗯𝗿𝗲 𝗺𝗶𝗺: 

Sou Especialista em Produtividade Saudável e contribuo na transformação da sua performance, para assim você ser capaz de alcançar os resultados que tanto busca, com saúde mental.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *