Blog

Como se beneficiar em ser um Empata

Você realmente sabe o que é um Empata? Porque eu não sabia até um ano atrás, quando descobri que eu era um.

Você é uma pessoa que muitas vezes se sente altamente conectada ou afetada pelas emoções dos outros? Você costuma sentir a dor dos outros como se fosse a sua própria?

A maioria de nós entende como empatia a capacidade de compreender e compartilhar os sentimentos dos outros, no entanto, todos a experimentam em diferentes níveis.

Empatas são pessoas que possuem níveis extremamente altos de empatia, muitas vezes a ponto de assumir a dor de outras pessoas às suas próprias custas. E isso definitivamente não é o ideal. Empatas também são frequentemente rotulados como “muito emocionais” ou “excessivamente sensíveis”, pois seus sentimentos são mais facilmente feridos. E embora a sua compaixão seja muitas vezes direcionada aos outros, o Empata também tende a realmente carecer de autocompaixão, o que é não é legal, pois acabam dando muito aos outros, mas muito pouco a si mesmos. Se este é o seu caso, posso dizer que você não está sozinho ou sozinha.

Então, sua empatia exagerada é um superpoder ou um estressor? Depende do que você faz com isso… Vamos dar uma olhada e ver?

Estressores

Quando alguém próximo a você está se sentindo particularmente feliz ou angustiado, você sente essas mesmas emoções? Os empatas absorvem as emoções dos outros como as suas e as sentem tão profundamente quanto sentiriam por si mesmos. E isso vem naturalmente, acredite.

Você se sente esgotado quando passa tempo com pessoas pessimistas/depressivas? Isso também explica porque os empatas têm um cansaço inexplicável, já que involuntariamente sentem e absorvem todo tipo de energia ao seu redor. E isso não significa necessariamente que eles estão estressados, mas sim o que eles sentem sobre o mundo ao seu redor.

Você tem dificuldade em estabelecer limites? A maioria dos Empatas tem dificuldade em dizer “Não”, o que os faz aceitar fazer coisas que não têm tempo ou não estão dispostos a fazer. Esse comprometimento excessivo os esgota emocionalmente.

Superpoderes

Alguém já lhe disse que adora conversar com você ou passar tempo com você? Provavelmente porque você os faz sentir ouvidos! Os empatas são excelentes ouvintes porque para entender, sentir e perceber a situação de outra pessoa, eles precisam ser um ouvinte ativo e paciente para entender o todo e se conectar verdadeiramente com aqueles que estão se abrindo para eles.

Você sente que às vezes você precisa de tempo para recarregar? Você é um amante da natureza? Empatas são humanitários e, portanto, também amam a natureza e os animais. É terapêutico para eles, pois permite recarregar as baterias do corpo e da mente.

Seu sexto sentido é aguçado? Como um empata está sempre observando e absorvendo muito ao seu redor, ele também desenvolve uma alta intuição. Os empatas simplesmente não podem explicar suas vibrações sensoriais que lhes dizem sobre uma situação mais do que qualquer outra pessoa.

Às vezes você precisa de tempo para você? Isso não significa necessariamente que você não tem uma razão para se sentir triste ou para baixo. Passar o tempo na solidão é uma forma de reenergizar os poderes sensoriais, enquanto expande as perspectivas.

Você sente quando as pessoas não estão lhe dizendo toda a verdade? Este é um superpoder para os Empatas, que facilmente sabem quando alguém mente mesmo fazendo uma cara séria. O mesmo acontece quando alguém não é confiável ou não é autêntico.

Preocupar-se com o sofrimento dos outros não é uma coisa ruim, mas ao ponto de assumir a dor deles às suas próprias custas, leva à fadiga da compaixão e ao esgotamento físico e mental, por isso é crucial economizar energia para si mesmo.

Como se beneficiar de ser um Empata então?

Se você já esteve em um avião, provavelmente está familiarizado com estas instruções: Coloque a máscara de oxigênio em si mesmo antes de ajudar os outros. Em caso de emergência, se você não seguir essas instruções, corre o risco de desmaiar e não poder ajudar ninguém.

Como mencionado anteriormente, ser um empata vem com muitos superpoderes e, como diz o velho dito popular: “Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”. Se você é um Empata, uma dessas responsabilidades é cuidar primeiro de si mesmo para poder cuidar melhor dos outros.

Se você não fizer isso, corre o risco de não poder ajudar ninguém.

Uma das maneiras mais fáceis de cuidar de si mesmo primeiro é se conhecer melhor. Quando você dedica um tempo para aprender mais sobre quem você é (ou seja, identificar suas necessidades, seus valores, seus estressores, etc.), fica mais fácil estabelecer limites e assim pode se beneficiar melhor da sua experiência como empata. Então, a cada dia você é capaz de desenvolver mais os seus verdadeiros poderes.

Embora parte disso possa ser feito sozinho, muitas vezes temos pontos cegos que tendem a nos impedir. É aqui que trabalhar com um Coach pode ser útil, pois é capaz de guiar alguém para um estado de mais recursos em que a pessoa possa de fato ser o protagonista da sua própria vida!

Além disso, um Coach também o ajudará a superar medos, vencer dúvidas, melhorar sua confiança e também entender melhor suas emoções para que você possa se sentir menos esgotado por elas.

Ao investir em si mesmo desta forma, você irá extrair seus superpoderes e reduzir seus estressores. Isso permitirá que você ajude mais pessoas, mas também se sinta bem enquanto faz isso.

Então, se você está realmente pronto para aproveitar seus superpoderes como empata, talvez seja hora de colocar sua máscara primeiro.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *