Blog

Como lidar com um chefe ‘tóxico‘

De acordo com uma pesquisa recente realizada pela McKinsey, líderes indiferentes e pouco inspiradores estão entre os 3 principais motivos que levaram as pessoas a deixarem seus empregos anteriores, entre abril de 2021 e abril deste ano.

Esses tipos de líderes são frequentemente chamados de ‘tóxicos’, quando seus traços estão associados à desonestidade, narcisismo, incompetência e agressividade.

Por agressividade, não se entende apenas agressão física ou palavras que ferem os sentimentos de outra pessoa. Mas também, qualquer atitude que tenha a intenção de causar culpa, medo ou vergonha em outra pessoa.

Se você é esse tipo de líder, encontre aqui um antídoto para isso: Empatia.

Mas se você está do outro lado, e precisa se reportar a um líder tóxico, não importa o quão bom profissional você seja, pode acabar travando na carreira, além da chance de arriscar sua saúde.

É exatamente isso que outra pesquisa, realizada pela BTA Associates, no Brasil, mostrou que mais da metade dos entrevistados sente ansiedade (60%) ou estresse (62%) por lidar com chefes tóxicos. A sensação de que podem adoecer por causa do trabalho chegou a 26%.

Aqui você vai com algumas maneiras de lidar com eles:

  1. Não pague de volta na mesma moeda. Se o seu líder não tem maturidade emocional, não desça ao nível dele.
  2. Aprenda a responder melhor, não a reagir. A comunicação não-violenta pode ajudá-lo com isso.
  3. Concentre-se em coisas que você pode controlar, principalmente seus pensamentos! Lembre-se: pensamentos produzem sentimentos, que desencadeiam comportamentos, e estes resultam em ações. Mindfulness pode ajudá-lo aqui.
  4. Desenvolva uma comunicação assertiva. Reduz a chance de mal-entendidos, além de aprimorar suas habilidades de negociação.
  5. Monitore-se regularmente. Monitore seu nível de estresse e considere alternativas para se livrar dele.
  6. Tenha em mente o que realmente importa para você. Desenvolver o autoconhecimento pode ajudá-lo a torná-lo mais claro, assim você poderá tomar as decisões necessárias e mais assertivas.

Não ter o apoio e o reconhecimento dos líderes e, ainda por cima, sentir-se constantemente sobrecarregado por eles, pode impactar negativamente o desempenho das pessoas no trabalho, o que acaba por deixá-las desmotivadas, infelizes ou até mesmo doentes!

Você já teve um líder tóxico? Como eles fizeram você se sentir? Compartilhe nos comentários abaixo! 

Se você precisa de ajuda para lidar com um ambiente de trabalho tóxico, agende uma ligação inicial comigo, gratuitamente, basta clicar neste link!

Ah! Lembre-se de clicar em Curtir neste artigo 😉

\\

𝗦𝗼𝗯𝗿𝗲 𝗺𝗶𝗺: 

Sou Especialista em Produtividade Saudável e contribuo na transformação da sua performance, para assim você ser capaz de alcançar os resultados que tanto busca, com saúde mental.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *