O Brasil ocupa a liderança tanto em casos de ansiedade no mundo, quanto em casos de depressão nas Américas. Além de estar no 2o lugar no ranking mundial de trabalhadores com Burnout.
No contexto europeu, Portugal lidera essa última estatística. Mas o que esses dois países têm mais em comum, além da História que os une?
Ambos países possuem remunerações baixas e cargas de trabalho altas, o que contribui para desencadear Burnout na classe trabalhadora, doença patológica também conhecida como síndrome do esgotamento profissional, sobre a qual já expliquei com maiores detalhes aqui.
Desde o início da pandemia, muitas pessoas tiveram que lidar com rotinas ainda mais intensas de trabalho, muitas vezes por não saber direito como organizar o trabalho que foi trazido para casa, além do que alguns, até hoje, continuam sem saber direito separar momentos de pausa.
Trabalho flexível não deve significar trabalho constante.
Inclusive, já abordei o tema de como as pausas são importantes para uma rotina de trabalho saudável, se você quiser conferir, pode voltar alguns artigos aqui mesmo no meu perfil.
Mas quais iniciativas de saúde mental você pode tomar hoje para ajudar no trabalho, e na vida?
Embora as empresas possam desempenhar um papel importante na promoção do bem-estar mental entre seus colaboradores, ninguém mais o fará melhor e tão genuinamente quanto você mesmo.
Portanto, considere assumir a responsabilidade pela sua própria saúde, afinal, ela é o pré-requisito fundamental para você continuar a desenvolver suas atividades profissionais, hoje e por muitos mais anos pela frente, nesta ou em qualquer outra empresa, ou até mesmo na sua!
Veja algumas dicas abaixo para proteger sua saúde mental que, apesar de simples, são extremamente poderosas. E o melhor: só dependem exclusivamente de você.
- Afaste as distrações. Quanto mais informações voce expõe o seu cérebro, mais energia é demandada por ele para processá-las, e assim mais cansado ele se torna para trabalhar naquilo que realmente importa. Portanto, afaste as distrações, ou elas que vão te afastar do foco e diminuir sua produtividade. Mostre quem manda em suas escolhas.
- Desative as notificações do seu celular. Assim, você não é levado pelo ímpeto de checar seu telefone com tanta frequência. E lembre-se, passar o tempo navegando nas redes sociais não é de fato se distrair, pois as informações que você está fazendo download da rede, na verdade você está fazendo o upload delas em sua mente, o que contribui para a sobrecarga dela.
- Identifique as interrupções. Por um motivo óbvio: elas interrompem o fluxo em que nos encontramos na execução de uma atividade. Mas, o que não fica tão óbvio assim, é o tempo que levamos para retornar ao ponto em que paramos: 23 minutos, de acordo um estudo da Universidade da Califórnia. Agora imagine a sobrecarga a que o seu cérebro é submetido a cada vez que você é forçado a levar esse tempo para voltar a se concentrar numa tarefa.
- Controle as interrupções. Principalmente no trabalho em casa, por conta da divisão do espaço com familiares, ou no escritório, devido consultas constantes de colegas. Estabeleça acordos, e os envolva na solução para despertar empatia. Interrupções impactam visivelmente a sua produtividade, porém o impacto delas é invisível na sua saúde mental, e o efeito prolongado delas é a exaustão.
- Evite multitarefas. Executar mais de uma tarefa ao mesmo tempo força o cérebro a alternar as atividades entre si, ou seja, ocorrem múltiplas interrupções constantes, cujo efeito já foi explicado acima. Essa falta de foco leva a mente mais rapidamente à exaustão.
- Proteja seu tempo. Mais do que fazer um gerenciamento de tempo, você precisa gerenciar a sua energia. Tempo é o nosso ativo mais valioso, então faça uso dele de acordo com aquilo que você entende que te traz energia. Assim você é capaz de convertê-la em recarrega da sua própria bateria corporal e mental, para continuar fazendo bom uso do seu tempo.
- Pratique Mindfulness, em português, Atenção Plena. A meditação, dentre outras coisas, aumenta nossa capacidade de foco e atenção, e assim ajuda a melhor organizar as ideias. Expliquei mais a respeito neste texto. Se você tiver dificuldades em iniciar o mindfulness por conta própria, há vários aplicativos que auxiliam nisso, por exemplo, com meditação de forma guiada, super simples.
Além disso, o desenvolvimento de inteligência emocional é primordial para aprender a lidar com situações de estresse e aprimorar a resiliência. Especialmente para pessoas em cargos de liderança, uma vez que usar de empatia no ambiente de trabalho ajuda a construir relacionamentos mais saudáveis, que também é fundamental para o bem-estar mental.
Caso você esteja se perguntando como fazer isso, ou onde encontrar ferramentas práticas para isso, convido você a agendarmos um café virtual, através desse WhatsApp.
Vai ser um prazer poder conhecer você melhor e poder te ajudar a levar uma vida de forma mais leve, e ainda produtiva.
O que você tem feito para proteger sua saúde mental?
\\
𝗦𝗼𝗯𝗿𝗲 𝗺𝗶𝗺:
Sou Especialista em Produtividade Saudável e contribuo na transformação da sua performance, para assim você ser capaz de alcançar os resultados que tanto busca, com saúde mental.