Depois de um dia de trabalho, você costuma se sentir exausto e acha difícil relaxar ou se concentrar em outras coisas?
No dia seguinte, muitas vezes você ainda se sente cansado e, mesmo que tenha dormido bem na noite anterior, ainda assim não foi suficiente para se recuperar completamente?
Se você respondeu “sim” a essas perguntas, tome cuidado, talvez seja necessário fazer uma pausa.
O tempo de descanso também é fundamental para a produtividade.
Sentimentos de sobrecarga podem estar intimamente relacionados a rotinas de trabalho ininterruptas, onde apenas nos sentamos para trabalhar e esquecemos do mundo, esquecemos de entrar em contato com a gente mesmo, socializar e até de respirar adequadamente.
Eu sei, é fácil falar, mas difícil de executar, por isso vamos para a parte prática, para que você comece a aplicar imediatamente algumas dicas, e assim possa começar a ver os efeitos positivos das pausas.
- Ao trabalhar em casa, não pule o almoço! Se necessário, bloqueie sua agenda para evitar agendar reuniões durante esse importante intervalo do dia!
- Considere tirar uma siesta. Muito popular na Espanha e na Itália, a siesta é o descanso que você tira depois do almoço. Estudos mostram que 20 minutos são suficientes!
- Considere criar intervalos de 5 minutos entre uma reunião e outra. Isso ajuda a mudar o estado de espírito, e liberar sua mente para o próximo tópico.
- Medite. Especialmente antes e depois de discussões que emocionalmente exigem mais de você.
- Defina alarmes durante o horário de trabalho para pausas. Então você pode fazer alguns alongamentos, respirar fundo ou simplesmente olhar para fora da sua janela.
- Você pode tentar usar aplicativos de produtividade. A Técnica Pomodoro é um sistema de gerenciamento de tempo que incentiva as pessoas a trabalharem com o tempo que têm, e não contra ele, e que também inclui momentos de pausa.
Prevenir a sobrecarga mental também inclui entrar em contato mais profundo consigo mesmo, para entender melhor como funciona seu próprio sistema operacional e fazê-lo funcionar ao seu favor, de acordo com os recursos que você tem.
Para isso, o primeiro passo é investir em autoconhecimento!
O que mais você costuma fazer para proteger sua saúde mental? Deixe nos comentários abaixo!
Se você tem dúvidas sobre como diminuir a sensação de sobrecarga mental frequente, agende um bate-papo comigo, gratuitamente, é só clicar neste link!
\\
𝗦𝗼𝗯𝗿𝗲 𝗺𝗶𝗺:
Sou Especialista em Produtividade Saudável e contribuo na transformação da sua performance, para assim você ser capaz de alcançar os resultados que tanto busca, com saúde mental.