Blog

4 Atitudes de Líderes com Alta Empatia

Recentemente, a Forbes trouxe evidências de uma pesquisa que garante: a empatia é a habilidade mais importante de uma liderança. Você já parou para pensar o que faria então da empatia o principal diferencial de um líder?

Antes disso, você sabe mesmo o que significa de fato empatia? Esta palavra um tanto falada, porém cujo conceito vem ganhando uma nova roupagem.

As corporações falam muito em empatia, mas de uma forma generalizada. Dizem que empatia é se colocar no lugar das outras pessoas, o que não é exatamente verdade. Empatia é a capacidade de reconhecer a dor alheia e imaginar como isso reverbera em outro alguém; no entanto, cada dor é única, pois não partilhamos da mesma personalidade e nem as mesmas experiências com o mundo.

Nossas vivências farão diferença na capacidade de sentir empatia. Porém, há um grupo de pessoas que vão além da linha conhecida, sentindo o que se conhece por alta empatia: são os chamados empatas, cujo tema já introduzi antes e você pode encontrar aqui.

Alta empatia: um diferencial na construção das relações humanas

Empatas são pessoas dotadas de alta empatia, um traço de personalidade que consiste numa aguçada percepção das necessidades alheias.

Com uma sensibilidade aflorada, empatas podem se comunicar de forma extrassensorial e assim também sentir emoções dos outros em seus próprios corpos.

Assim, você já imaginou como o mundo corporativo poderia ser mais leve se os líderes empatas fossem mais valorizados? Infelizmente, o mundo do trabalho ainda premia muitos chefes narcisistas. Empatas não costumam se enquadrar nesse escopo: prezam pela calma, pelo diálogo, pelas decisões conjuntas.

Mesmo aqueles que não vislumbram uma posição de liderança formal nas organizações, precisam também se atualizar sobre as novas demandas do mundo do trabalho. No meu post anterior, trouxe as tendências do futuro do trabalho e as habilidades exigidas nessa Era da Transformação Digital.

A inteligência emocional é responsável pelo desenvolvimento de pelo menos 40% dessas habilidades, dentre elas a empatia, pertencente ao pilar da consciência social, que é o modo como você se vê e também como enxerga o outro. Isso, por sua vez, se reflete na maneira como você interage no ambiente em que vive.

E nisso, os empatas geralmente saem na frente, pois conseguem levar organizações adiante com equilíbrio, incentivando colaboradores ao desenvolvimento pessoal mesmo em situações desafiadoras.

Quando penso no formato atual do mundo corporativo e no alto número de transtornos mentais e estresse decorrentes dele, vejo que ainda há muito a ser feito, se quisermos melhorar a relações interpessoais.

Atitudes empáticas que você pode começar a praticar já!

1. Repare nos sinais

Atente-se ao que se passa à sua volta e fique presente. O burnout é um problema recorrente mas esse desgaste pode ser evitado se líderes exercitarem a arte da observação. Pessoas estressadas demonstram, se irritam facilmente, choram, ficam angustiadas… observe. Ninguém explode do nada.

2. Se interesse pela vida dos colaboradores

Parte da liderança (formal ou informal) empática está em trabalhar para compreender as necessidades específicas e objetivos exclusivos de cada colaborador.

3. Demonstre compaixão

Não é sinal de fraqueza demonstrar compaixão diante de perdas pessoais que um colaborador possa ter. Solidariedade e afeto fazem parte da personalidade de líderes empáticos.

4. Ouça de verdade

Por conta da imagem de chefe distante construída ao longo dos anos no mercado de trabalho, os colaboradores podem ter a sensação de que a abordagem não deve ser fácil. Tome a iniciativa para quebrar esse possível paradigma: mostre-se acessível e pronto para ouvir.

Se notou que na sua empresa ou equipe não há espaço para conversas francas, e também empatia genuína, repense. Comece devagar, praticando aos poucos, tornando o ambiente agradável e veja o desempenho e o bem-estar de seus colaboradores aumentar.

// 

Sobre mim: Especialista em Inteligência Emocional e Neurociência. Meu traço de Empata me permite ouvir ativamente e entender alguém além de suas palavras. Assim, posso identificar seus desafios e convidá-los a ver as coisas sob uma perspectiva diferente, através de um processo inspirador, que leva o cliente a um novo estado de mentalidade e mais rico em recursos.

Precisa de ajuda para entender melhor como gerenciar suas emoções ao seu próprio favor, e assim cocriar soluções ajustadas à sua realidade, de modo que te permitam alcançar mais rápido os resultados que você busca? Entre em contato comigo!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *