Pare tudo o que você pode estar fazendo agora e observe.
Como está seu ritmo respiratório agora? É calmo, rápido, profundo ou superficial?
Nossa respiração está diretamente ligada ao nosso estado emocional interno. Estudos mapearam alguns padrões respiratórios relacionados às emoções centrais, como tristeza, medo, alegria e raiva.
A boa notícia é que a respiração é a única função automática do nosso corpo que podemos acessar e modificar conscientemente!
Mas espere, para quê? Você pode usá-lo a seu favor ao lidar com os desafios do dia a dia, para então regular suas emoções. E isso o ajudará a obter clareza sobre suas opções e a tomar melhores decisões.
Ok… e como exatamente? Mindfulness é um dos caminhos!
Mindfulness significa estar ciente do momento presente, que inclui pensamentos e sentimentos, de forma não julgadora.
A atenção plena promove a estabilidade emocional e o bem-estar mental, pois ajuda a libertar nossa mente mudando o foco, acalmando e relaxando-nos.
Estar atento também é ótimo para a produtividade, pois aumenta a atenção e ajuda as pessoas a cometerem menos erros. Isso se deve à prevenção de ‘falhas cognitivas’, como lapsos de memória, dificuldade de concentração e cometer erros em atividades rotineiras.
Você não tem ideia de como começar?
Tente isto:
- Respire por 3 segundos
- Segure a respiração, com os pulmões cheios de ar por 3 segundos
- Expire por 3 segundos
- Segure a respiração, com os pulmões vazios de ar também por 3 segundos
- Repita por 3-5 minutos.
Ao controlar sua respiração e se concentrar inteiramente nela, você pode reduzir sua taxa de respiração e, finalmente, sua frequência cardíaca. E isso ajuda a mudar seu estado emocional interno: há uma razão para contar até 10 em uma situação estressante.
Além das técnicas de respiração, você também pode praticar a atenção plena envolvendo seus sentidos, com a técnica de aterramento 5-4-3-2-1, por exemplo, da seguinte maneira:
- Cite 5 coisas que você pode ver
- Cite 4 coisas que você pode tocar
- Nomeie 3 sons que você pode ouvir
- Cite 2 coisas que você pode cheirar
- Nomeie 1 sabor que você pode provar
Essas e outras técnicas simples ajudam a aumentar a sensação de estar presente e podem até ajudar a aliviar a ansiedade!
Tenha mais cuidado com sua mente antes que seja tarde demais!
Se precisar de suporte para isso, agende uma ligação inicial comigo gratuitamente; clique agora neste link!
\\
𝗦𝗼𝗯𝗿𝗲 𝗺𝗶𝗺:
Sou Especialista em Produtividade Saudável e contribuo na transformação da sua performance, para assim você ser capaz de alcançar os resultados que tanto busca, com saúde mental.