Blog

Como a liderança pode garantir o desempenho do time e ainda promover bem-estar

O mundo do trabalho nunca mais será o mesmo. Os líderes estão preparados para isso?

Seu principal desafio é, em meio ao caos mundial, fazer com que suas equipes continuem sendo produtivas enquanto cuidam, sem esgotá-las.

Assim, eles precisam encontrar maneiras de apoiar suas equipes para otimizar seu trabalho, a fim de aumentar o valor sem esforço incremental.

Este é o mundo ideal, onde muitas empresas sonham em transformar suas equipes em Alta Performance, mas os líderes têm um grande desafio pela frente, pois a maioria ainda luta para se adaptar a esse ‘novo normal’.

No entanto, eles podem começar fazendo um dever de casa essencial: criar condições de trabalho adequadas para que as pessoas usem plenamente seu potencial.

Mas como exatamente, você pode estar se perguntando. Minha maneira favorita e mais fácil é conforme a equação abaixo:

Desempenho = Potencial – Interferência

Cunhada por Tim Gallwey, a fórmula acima significa que o desempenho de uma pessoa corresponde ao seu verdadeiro potencial quando qualquer interferência que a impeça é removida.

Então, você líder, foque primeiro em remover as interferências de seu pessoal no trabalho, que vêm na forma de reuniões desnecessárias, sobrecarga de e-mails e mensagens, multitarefa, falta de ferramentas e recursos adequados para a execução do trabalho, jogos políticos, carga de trabalho excessiva ou desequilibrada, etc.

Além disso, os líderes devem garantir que o bem-estar de suas equipes também esteja em vigor. Caso contrário, não há nenhum ponto em que o desempenho possa se tornar sustentável ao longo do tempo.

Encontre abaixo algumas maneiras de buscar isso!

  1. Faça check-in em sua equipe. Cultive um interesse genuíno em entender como seu pessoal realmente se sente e apoie-os sempre que necessário.
  2. Lidere pelo exemplo. Evite multitarefa ou envio de mensagens e e-mails fora do horário de trabalho. Caso contrário, pode gerar expectativas nos outros por uma resposta imediata.
  3. Desenvolva a Empatia. Ouça ativamente sua equipe e deixe seu julgamento de lado. Tente entender suas emoções e necessidades e considere-as ao conversar. Isso permitirá que você cultive um relacionamento saudável com as pessoas do seu círculo de convivência.
  4. Seja vulnerável. Isso fará com que sua equipe perceba que você não é perfeito (ninguém é, certo?) e até pode compartilhar alguns problemas ou incertezas comuns. Isso permite criar uma conexão real com as pessoas.
  5. Fale abertamente sobre saúde mental. Sua equipe deve se sentir à vontade para conversar abertamente com você sobre o trabalho e como isso pode afetar seu bem-estar mental.

Isso pode ajudá-lo a criar um espaço seguro onde sua equipe possa se sentir compreendida e apoiada. Consequentemente, eles podem crescer em direção ao seu pleno potencial e entregar melhores resultados.

Precisa de ajuda com isso? Estou a apenas uma mensagem de distância! Clique agora aqui!

\\
𝗦𝗼𝗯𝗿𝗲 𝗺𝗶𝗺:
Sou Especialista em Produtividade Saudável e contribuo na transformação da sua performance, para assim você ser capaz de alcançar os resultados que tanto busca, com saúde mental.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *