Há um ano, escrevi um artigo sobre o que o nomadismo digital tem a nos ensinar e hoje faço o que na época compartilhei como vantagens disso, no mesmo local que me inspirou: Ilha da Madeira, em Portugal.

Com a última variante da covid-19, o home office vem sendo ainda mais incentivado na maior parte das empresas, então, após um acordo com meu líder no trabalho, fui autorizado a trabalhar remotamente daqui no primeiro mês de 2022. Portanto, o ano novo não poderia ter começado melhor para mim! 😊

Aluguei um apartamento mobiliado próximo do centro de Funchal, a capital da ilha, com varanda e vista para o mar. Desde então aproveito o clima agradável com temperaturas que chegam a 25°C, mesmo no pico do inverno europeu, quando o esperado é que as temperaturas fiquem negativas na maior parte do continente.

Estou agora, por exemplo, escrevendo este texto da minha varanda enquanto tomo minha dose diária de vitamina D e observo o reflexo da luz do sol nas ondas do mar entre um parágrafo e outro. Além do que, quando acaba o meu turno de trabalho, faço longas caminhadas no calçadão à beira-mar e contemplo o pôr-do-sol.

Pessoas que escolhem aderir à indepêndencia de localidade e a um estilo de vida facilitado pela tecnologia, que os permitem viajar e trabalhar remotamente, a partir de qualquer lugar do mundo contectado pela internet.” (Definição de Nomadismo Digital pela BBC.com)

Ao explorar o mundo enquanto trabalho, também estou interessado em desenvolver minhas habilidades sociais porque, para mim, não importa onde, são sempre as pessoas que realmente importam. Assim, também retomei o contato com a comunidade local de nômades digitais, que havia iniciado há um ano quando estive aqui pela primeira vez, e estou participando de algumas atividades ao ar livre, como treinos em grupo à beira-mar.

De acordo com um artigo da BBC divulgado ano passado, em meados de 2020 a população de nômades digitais nos EUA explodiu em 50% em relação a 2019, de 7,3 milhões para 10,9 milhões. E, à medida que mais trabalhadores se tornam nômades, o estilo de vida se popularizou: dizer à sua família ou empresa que você quer viajar enquanto trabalha pode ter atraído olhares céticos no passado, mas a ideia não parece tão absurda agora – especialmente porque algumas empresas estão permitindo cada vez mais que seus funcionários trabalhem remotamente indefinidamente.

Em uma das interações sociais que tive aqui, conheci uma alemã, que passou 5 meses no Vietnã enquanto trabalhava remotamente de lá, depois passou algumas semanas nas Ilhas Canárias e agora está trabalhando aqui pelas próximos 2 semanas. Depois disso, ela estará preparando sua próxima aventura de teletrabalho: a Cidade do Cabo. Como ela quer passar 3 meses na África do Sul, levando apenas uma bagagem de mão e seu escritório (um laptop e um telefone corporativo), é preciso certa organização e planejamento para garantir que em tempos de Corona nada a impeça de trabalhar no exterior enquanto vivencia uma cultura completamente diferente.

Pessoas não moram onde o trabalho delas está, mas trabalham de onde estão morando.” Robert Litchfield, professor associado de economia e administração na Universidade Washington & Jefferson, EUA, é co-autor de um livro sobre nômades digitais.

Outro aspecto que achei interessante é que a população local aqui do Funchal parece cada vez mais acostumada com a presença do crescente número de nômades digitais na ilha! Fui a um hospital público para tomar a vacina de reforço contra a covid-19, e facilmente me registrei na cidade não como turista, mas como um tipo de profissional estrangeiro sob o título de “nômade digital”. Fiquei realmente impressionado como o termo é popularizado mesmo entre pessoas com trabalho considerado tradicional, como profissionais de saúde.

    Foto: Vista do meu escritório temporário e remoto, Ilha da Madeira, Portugal. Jan 17, 2022.

 O nomadismo digital para mim representa liberdade e flexibilidade de trabalhar a partir qualquer lugar, aproveitando ao máximo o tempo livre também durante os dias úteis, e não esperar apenas quando chega o fim de semana ou a aposentadoria para aproveitar a vida!

Com certeza, todos temos objetivos de vida diferentes, e assim, o estilo de vida profissional também tem significados diferentes para cada um, pois é algo bastante pessoal. Portanto, só você pode decidir o estilo de vida que mais lhe convém, de acordo com as condições de trabalho que você possui.

Fique ligado nos próximos textos relacionados ao tema e muito mais em: www.cristianocoelho.com 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *